sábado, 5 de maio de 2012

Super GT Fuji Speedway GT500 Rod 2


A segunda etapa da temporada 2012 da Super GT foi realizada nesta sexta-feira (4) em pleno feriado de Golden Week, a prova disputada no circuito de Fuji Speedway teve um percurso total de 500 Km sendo 110 voltas e a vitória na categoria (GT500) ficou com a dupla Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura da equipe Denso Kobelco pilotando um Toyota Lexus SC430.

Na segunda colocação chegaram a dupla Takuya Izawa e Naoki Yamamoto, da equipe Raybrig com o Honda HSV-010 que repetem o resultado da prova de abertura do campeonato realizada em Okayama. A equipe Motul Autech da dupla Satoshi Motoyama e Michael Krumm pilotando um Nissan GT-R ficaram com a terceira colocação, em uma das corridas mais movimentadas da Super GT em Fuji.


Por questões de segurança a prova começou com o safety car, já que a pista estava molhada e todos os carros do grid estavam com pneus para pista seca, com isso após a primeira volta muita gente foi aos boxes para trocar os pneus e só na terceira volta foi dada a largada, a partir dai começou o trabalho das equipes em fazer uma estratégia para a longa corrida. O piloto Ralph Firman da equipe Arta Honda HSV-010 foi o único entre os primeiros há não trocar os pneus e liderou a corrida por 5 voltas até se chocar com um carro da categoria (GT300) e abandonar a prova.


A dupla Tsugio Matsuda e João Paulo de Oliveira, chegou a liderar boa parte da prova com o Nissan GT-R da equipe Calsonic Impul, abrindo vantagem de mais de 20 segundos, mas um acidente com um carro da (GT300) fez com que a corrida tivesse novamente a entrada do safety car e toda a vantagem foi perdida, o piloto brasileiro fez uma excelente prova mantendo a liderança da corrida até a volta 103 mas como começava a chover a equipe optou por trocar os pneus, porém a chuva durou pouco e quem ficou com pneus pra pista seca levou a melhor, no final terminaram a corrida em quinto.

A prova em Fuji teve muitas mudanças nas condições climáticas e a estratégia da equipe Denso foi a melhor, sendo assim novamente um modelo Toyota Lexus SC430 vence na Super GT e começa a dominar o campeonato que no ano passado teve destaque para o modelo Nissan GT-R. O pódio ficou dividido entre Toyota, Honda e Nissan, a próxima etapa será disputada em Sepang na Malásia no dia 10 de junho.


Segue o resultado final da categoria GT500 :

1 - Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura 110 voltas
2 - Takuya Izawa e Naoki Yamamoto a 12s055
3 - Satoshi Motoyama e Michael Krumm a 32s107
4 - Kazuki Nakajima e Richard Lyons a 35s301
5 - João Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda a 49s111
6 - Toshihiro Kaneishi e Koudai Tsukakoshi a 1:00s738
7 - Masataka Yanagida e Ronnie Quintarelli a 1:24s046
8 - Yuji Tachikawa e Kohei Hirate a 1 volta
9 - Takashi Kogure e Carlo Van Dam a 1 volta
10 Daisuke Ito e Kazuya Oshima a 1 volta
11 Ryo Michigami e Yuhki Nakayama a 1 volta
12 Yuji Kunimoto e Andrea Caldarelli a 2 voltas
13 Seiji Ara e Andre Couto a 3 voltas

Fotos equipe © Rogério Lima 23 モータースポーツ


2 comentários:

  1. Que show de carros essa Super GT, adoro essa categoria e parabéns por sempre trazer as novidades do campeonato de gran turismo do Japão. Um abraço João Pedro - Macau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a categoria Super GT é excelente e as provas são muito disputadas, tem corridas que a vitória só é conquistada na última curva... O legal é que o pessoal de Macau sempre vêm prestigiar o meu blog querendo saber mais sobre os campeonatos daqui... Obrigado João pelo comentário e pela visita.

      Excluir