terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Especial F1 2012: Esperava-se mais de Bruno Senna na Williams - por Daniel Machado.


Olá caro amigo visitante, hoje estou repostando uma matéria do blog Motor Spirit, escrita pelo amigo Daniel Machado, que fala sobre a temporada 2012 do brasileiro Bruno Senna, confira na integra a excelente postagem. Desde já agradeço a oportunidade desta parceria que visa divulgar o trabalho dele para os leitores do blog - Rogério Lima 23 モータースポーツ.


De volta com os especiais da Fórmula 1 2012 no blog, vou falar agora do piloto brasileiro que depois de quase não conseguir uma equipe para correr neste ano, acabou encontrando uma vaga na Williams para substituir justamente outro brasileiro, Rubens Barrichello. Este ano foi a melhor oportunidade para o brasileiro mostrar alguma coisa, já que pôde participar de todas as corridas com um carro competitivo. Porém, o que podemos observar é que ele não mostrou tudo que talvez pudesse ser capaz de fazer. Mas vamos falar um pouco de cada corrida dele para dizer o motivo de chegarmos nessa idéia.


No primeiro treino classificatório do ano, ele marcou apenas o 14º tempo e Maldonado, seu companheiro de equipe o oitavo. Na corrida, o carro de Bruno Senna foi tocado na largada pela Toro Rosso de Ricciardo, tendo que ir aos boxes ainda na primeira volta. Mais tarde, ele acabou se tocando com Felipe Massa e o brasileiro da Ferrari abandonou a corrida logo, enquanto Bruno Senna chegou a continuar na corrida, mas abandonou a pouco tempo do final da corrida. Seu companheiro de equipe, que tinha tudo para começar o ano marcando pontos, acabou se precipitando na tentativa de ultrapassar Alonso e bateu. Apesar disso, Maldonado mostrou superioridade no primeiro fim de semana de corrida no ano.

No GP da Malásia, Bruno Senna fez sua melhor corrida no ano. Mesmo se classificando mais uma vez atrás de Maldonado, na corrida de condições malucas, ele conseguiu chegar em um ótimo sexto lugar, conquistando os primeiros pontos da Williams na temporada. O feito acabou se repetindo na China, agora com um sétimo lugar na corrida, logo à frente de seu companheiro de equipe. No GP do Bahrein, porém, o brasileiro voltaria a não marcar pontos, assim como seu companheiro de equipe.

Na Espanha, Bruno Senna foi derrotado com muita facilidade por Maldonado ainda no treino classificatório. O brasileiro sequer havia passado do Q1, enquanto Maldonado, que fez o segundo melhor tempo do treino, herdou a pole do punido Hamilton. Na corrida, o venezuelano disputava a vitória com Alonso e Raikkonen, enquanto Bruno Senna foi atropelado por Schumacher. O alemão saiu enfurecido do carro, criticando um monte o brasileiro pelo acidente. Em Mônaco, Maldonado não largou na frente de Bruno novamente porque foi punido em 15 posições por causar o acidente que tirou Perez no treino. O venezuelano não passou da primeira curva por se envolver em um acidente na largada. Bruno Senna acabou a corrida em décimo lugar.


Na pequena interrupção que a temporada européia sofria com o GP do Canadá, Bruno Senna chegou a ser mais rápido que Maldonado na classificação, mas nada demais se formos considerar que ambos largaram em 16º e 22º. Maldonado ainda chegou na frente de Bruno na corrida, mas nenhum deles foi capaz de somar pontos para a escuderia de Frank Williams.

Na volta a Europa, agora em Valência, Bruno Senna foi novamente derrotado no treino classificatório por Maldonado. Na corrida, o venezuelano só não conseguiu o pódio por se precipitar na ultrapassagem em cima de Lewis Hamilton. Bruno, que iria acabar fora dos pontos, acabou em décimo lugar novamente. No GP da Inglaterra, mais uma vez ele largaria atrás de Maldonado, mais uma vez chegaria na frente dele, agora em nono lugar, porque o venezuelano acabou provocando um acidente bobo com Perez na volta 11. Na Alemanha, Maldonado iria novamente largar na frente, agora em quinto lugar, contra o 14º de Bruno. Porém, nenhum dos dois conseguiram sair da corrida somando pontos para a Williams.

Depois de passar as dez primeira corrida sem ir para o Q3, Bruno finalmente o faria no GP da Hungria, mas largando atrás de Maldonado novamente. Porém, na corrida, Bruno foi muito melhor e conseguiu um ótimo sétimo lugar. Em Spa, Bruno largou bem atrás de Maldonado, mas o venezuelano fez mais uma besteira em corridas, queimando a largada e abandonando na quarta volta após se tocar com Glock. O brasileiro fazia uma boa corrida, fez até a melhor volta, mas um erro estratégico da Williams acabou o prejudicando e ele chegou só na 12º posição. Na última corrida européia do ano, Maldonado largou em 22º por receber uma dupla punição, enquanto Bruno largou em 13º. O brasileiro chegou em décimo, mas Maldonado chegou bem colado nele no final.

Passada essa parte da temporada, podíamos concluir que mesmo mais consistente nas corridas que Maldonado, Bruno Senna não era mais rápido. Apesar de ter marcado pontos mais vezes, a vitória de Maldonado na Espanha acabou sendo bem mais impactante. E o venezuelano alcançou o Q3 por várias vezes, já o brasileiro apenas uma. Bruno Senna tinha que aproveitar melhor as últimas corridas do ano para convencer a Williams que ele é tão rápido quanto Maldonado e, pelo menos, conseguir ir mais vezes ao Q3 dos treinos.


A fase asiática da Fórmula 1 começou em Cingapura. Maldonado largaria em segundo lugar e Bruno, punido em cinco posições por troca de câmbio, apenas em 22º. Na corrida, ambos abandonaram com Maldonado primeiramente por problemas hidráulicos. Bruno Senna abandonou a duas voltas da corrida acabar. Mas antes, ele se envolveu em um lance com Massa, quando o brasileiro da Ferrari tentava a ultrapassagem e foi espremido no muro. Eles chegaram a se tocar e o acidente chegou a ficar sob investigação, mas Bruno não foi punido.

No Japão, ele não conseguiu passar do Q1 no treino classificatório e teve problemas logo no inicio da corrida, quando bateu no carro de Nico Rosberg na primeira curva e causou o abandono do alemão. Ele seria punido mais tarde pelo acidente, chegando apenas em 14º lugar ao final. Maldonado, que ficou nove corridas sem marcar pontos, acabou em oitavo. Na Coréia do Sul, o carro da Williams não deu condições para seus dois pilotos de fazerem grandes coisas. Ambos ficaram no Q2 e terminaram a corrida sem marcar pontos.

Na Índia, Maldonado classificou-se novamente à frente do brasileiro, mas na corrida, Bruno Senna chegaria na frente em virtude de um furo no pneu traseiro do carro do venezuelano causado por Kobayashi. Bruno Senna chegou em décimo lugar, conquistando mais um ponto no campeonato, mas não era o suficiente para ultrapassar Maldonado. Na última corrida asiática do ano, em Abu Dhabi, o venezuelano largou em terceiro e o brasileiro apenas em 14º lugar. Ao final da corrida, mesmo acabando atrás do seu companheiro, Bruno Senna conseguiu um bom oitavo lugar. Faltavam duas corridas para o final da temporada agora, com Bruno Senna tendo seu nome cogitado para estar fora da equipe ano que vem. Tudo que ele podia fazer era, fazer classificações e corrida melhores para tentar segurar a vaga na Williams.


No GP dos Estados Unidos, Bruno quase conseguiu a sonhada segunda vaga no Q3 deste ano. Na corrida, ele chegou a estar um bom tempo à frente de seu companheiro, mas Maldonado acabou ultrapassando o brasileiro nas últimas voltas. A manobra gerou uma revolta desnecessária do brasileiro, diga-se de passagem. A sua última corrida no ano foi em casa. Chegou a se classificar na frente do companheiro, mas não foi para o Q3. Na corrida, um acidente com Vettel na curva do lago, depois da largada, o tirou da corrida. Bruno terminou o campeonato na 16º posição com 31 pontos, atrás de Maldonado, que havia somado 45.

Depois de terminada a temporada, Bruno foi trocado pelo finlandês Valtteri Bottas na Williams. Apesar de ter estado na zona de pontos em boa parte das corridas, não era o suficiente, pois acabava quase sempre de sétimo pra baixo. Uma única ida ao Q3 e sempre longe do pódio. Apesar disso, Bruno é um bom piloto, mas alguma coisa faltou para a temporada dele não ter sito a que todos esperavam. Agora, ele luta por uma vaga na Force Índia. Caso consiga, que aproveite a oportunidade, pois pode ser a última.

Nenhum comentário:

Postar um comentário