domingo, 19 de maio de 2013

DTM: Em Brands Hatch, Augusto Farfus larga no top-3 pela quarta vez consecutiva.


Vencedor da primeira etapa, brasileiro mira pódio na corrida inglesa para manter a liderança do campeonato. Confirmando a boa fase no DTM, Augusto Farfus Jr mostrou forte desempenho na tomada de tempos para a segunda etapa da temporada, neste sábado (18), em Brands Hatch, e vai abrir a segunda fila do grid. Essa será a quarta vez consecutiva que o curitibano, atual líder do campeonato, vai largar entre os três primeiros, já que encerrou 2012 com duas poles seguidas, em Valência e Hockenheim, e largou em 2º na etapa inaugural deste ano, onde também conquistou a vitória.

Conforme novo regulamento da categoria, os pilotos contam com apenas um treino livre de 90 minutos para acertarem seus carros, na manhã de sábado (horário local inglês). Com o 6º lugar - a 0s252 do líder Marco Witmann, da BMW - e não satisfeito com o equilíbrio do carro, Farfus e a equipe BMW RBM fizeram grandes mudanças no carro antes da classificação, o que segundo o brasileiro foi fundamental para o bom resultado.

Na primeira parte da classificação (Q1), Augusto fez o sétimo tempo com 41s510, em sessão liderada novamente por Witmann, com a marca de 41s369. O curitibano fez mais algumas alterações em seu BMW M3 DTM e, entre os 16 pilotos ainda na disputa, terminou o (Q2) em oitavo, com 41s259. Com o tempo de 41s085, Miguel Molina, da Audi, marcou a melhor volta do dia.


A terceira fase da sessão mostrou equilíbrio entre os 10 pilotos restantes. Mais rápido no treino livre e no (Q1), Witmann ficou com a 7ª posição, enquanto o líder do (Q2), Molina, terminou em 10º. Nos minutos finais, Farfus marcou o tempo de 41s173 e garantiu seu lugar na briga pela pole position na 3ª posição. O alemão Martin Tomczyk fez o primeiro tempo com 41s109.

No (Q4), diferente das outras fases, cada piloto tem direito a apenas uma volta lançada. Augusto foi o segundo a ir à pista e registrou o tempo de 41s173, superando em 0s263 seu companheiro de equipe Joey Hand, que havia sido o primeiro a marcar tempo. Em seguida, Mike Rockenfeller baixou o tempo do brasileiro em apenas 0s004. Tomczyk foi o último a marcar seu tempo e anotou 41s158 para largar na pole position.

A corrida deste domingo (5), tem início marcado para às 20h30 (horário do Japão) e terá 98 voltas. A previsão é de tempo instável no circuito inglês.


Augusto Farfus:

“Tivemos um início difícil e vendo como começou o dia, não imaginava chegar ao Q4. Nós fizemos grandes mudanças no carro antes da classificação e também após o Q1, e isso foi a chave para a boa classificação. Tem sido importante largarmos constantemente na frente, especialmente aqui em Brands Hatch, pois é uma pista difícil de ultrapassar e a corrida será muito longa e desgastante. A previsão do tempo está instável para a corrida, mas acredito que temos bom ritmo e com uma estratégia e pit-stops acertados podemos brigar por um lugar no pódio e bons pontos”.

Confira o grid de largada em Brands Hatch:

1 - Martin Tomczyk - RMG BMW - 41s158 - Q4
2 - Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - 41s193 - Q4
3 - Augusto Farfus - RBM BMW - 41s197 - Q4
4 - Joey Hand - RBM BMW - 41s460 - Q4

5 - Bruno Spengler - Schnitzer BMW - 41s274 - Q3
6 - Timo Scheider - Abt Audi - 41s282 - Q3
7 - Marco Wittmann - MTEK BMW - 41s293 - Q3
8 - Andy Priaulx - RMG BMW - 41s358 - Q3
9 - Edoardo Mortara - Rosberg Audi - 41s394 - Q3
10 Miguel Molina - Phoenix Audi - 41s472 - Q3

11 Timo Glock - MTEK BMW - 41s353 - Q2
12 Gary Paffett - HWA Mercedes - 41s363 - Q2
13 Mattias Ekstrom - Abt Audi - 41s401 - Q2
14 Robert Wickens - HWA Mercedes - 41s440 - Q2
15 Dirk Werner - Schnitzer BMW - 41s480 - Q2
16 Adrien Tambay - Abt Audi - 41s539 - Q2

17 Christian Vietoris - HWA Mercedes - 41s709 - Q1
18 Jamie Green - Abt Audi - 41s727 - Q1
19 Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - 41s745 - Q1
20 Roberto Merhi - HWA Mercedes - 41s748 - Q1
21 Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - 41s783 - Q1
22 Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - 41s787 - Q1

Fotos DTM BMW - divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário