sábado, 31 de agosto de 2013

Equipe de Bruno Senna domina treinos das 6 Horas de São Paulo.


Os Vantage V8 encabeçaram a folha de tempos da classe GTE Pro nos treinos livres que abriram nesta sexta-feira a programação oficial das 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. O alemão Stefan Mucke, que corre em parceria com o inglês Darren Turner, estabeleceu a melhor volta na sessão da tarde ao percorrer os 4.309 metros do Autódromo de Interlagos em 1:33s451. Bruno Senna e Rob Bell completaram a dobradinha da Aston Martin , com a marca de 1:33s873 registrada pelo britânico. Entre os protótipos, o Toyota TS030 - Hybrid da LMP1 do trio Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazi ignorou o favoritismo dos Audi R18 e-tron quattro e foi o mais veloz entre os 28 carros das quatro categorias ao cravar 1:21s881 ainda pela manhã.

Na luta para se reaproximar da liderança do campeonato mantida até depois da segunda etapa e perdida em junho com o abandono nas 24 Horas de Le Mans, Bruno voltou aos boxes no final da tarde sentindo que ainda há muito a trabalhar no acerto. A vantagem obtida pelo vizinho de boxes surpreendeu em uma divisão pautada pelo equilíbrio. “Nosso carro estava saindo demais de traseira. Depois de um início até bom, foi piorando volta a volta”, explicou. Foi a primeira experiência de Bruno em série de turismo no traçado paulistano, depois da passagem pela Fórmula 1 nos últimos três anos.

Bruno prevê uma briga dura com Porsche e Ferrari, baseado não apenas no rendimento dos carros nas corridas anteriores como também no primeiro combate entre as marcas no circuito paulistano. “As diferenças têm sido pequenas e aqui, pelo jeito, será da mesma maneira”, afirmou, lembrando os seis décimos entre o mais rápido e o mais lento com as mesmas condições de pneus dos ensaios que abriram a programação nesta manhã, quando enfrentou problemas com os freios e o tráfego antes de ceder o cockpit a Rob Bell.


O Vantage V8 chegou a São Paulo punido pelo regulamento constantemente reavaliado pelos organizadores. O diâmetro do restritor de ar foi reduzido, artifício utilizado para equalizar a performance dos vários modelos da classe GTE Pro, mas Bruno disse que é prematuro estimar a perda em termos de tempo de volta. “Ainda temos muito a trabalhar no carro antes de termos um quadro mais real, o que provavelmente só acontecerá amanhã nos treinos classificatórios”, explicou.

Diferentemente das etapas anteriores, nas quais correu sempre com dois companheiros de equipe, Bruno terá apenas um parceiro. Mesmo reconhecendo que os carros de GT não comportam estilos tão diferentes de pilotagem, admitiu que suas características pessoais podem ajudar a conservar pneus e combustível na corrida deste domingo. “Este será o grande campo de batalha da prova”, antecipou, acrescentando que o retrospecto da Aston Martin em Silverstone, Spa e Le Mans autoriza a expectativa otimista. “Nosso carro tem sido consistente em todas as pistas”.

Neste sábado, os carros das quatro categorias voltam a treinar das 10:20 às 11:20, no último apronto antes das tomadas que decidirão as posições de largada. O qualifying começará às 14:35, com 25 minutos para os modelos GT e um sistema todo particular: o grid será formado de acordo com a média das duas voltas mais rápidas de cada piloto. Os protótipos das classes LMP1 e LMP2 entrarão na pista a partir das 15:10 para uma sessão classificatória com igual duração e formato. Todos os horários são pelo fuso de Brasília.

Fotos: divulgação AMR/MF2

Nenhum comentário:

Postar um comentário