sábado, 28 de setembro de 2013

F3 Euro Series: Daniil Kvyat celebra a primeira vitória em Zandvoort.


O russo Daniil Kvyat, da equipe Carlin, conquistou neste sábado (28), sua primeira vitória no campeonato FIA Fórmula 3 Euro Series, o triunfo aconteceu na primeira corrida da etapa tripla disputada no circuito de Zandvoort. Piloto da academia da Red Bull, Kvyat largou na pole e conseguiu superar a pressão de seus adversários em toda a corrida. Felix Rosenqvist e Alex Lynn completaram o pódio. O líder do campeonato Raffaele Marciello teve que se contentar apenas com o 5° lugar, mesmo assim, o italiano segue tranquilo 59,5 pontos à frente do rival Felix Rosenqvist.

A batalha foi decidida na fase inicial, pois partindo da pole position, Daniil Kvyat assumiu a liderança e também defendeu a sua posição nas duas reinicializações que foram necessárias depois de tantas intervenções do safety car. Lucas Wolf, causou a primeira neutralização, já tendo estacionado seu carro na volta de apresentação. Na sétima volta, Felix Serralles, (Fortec Motorsport), se chocou contra as barreiras de pneus, que trouxe o safety car pela segunda vez.


Enquanto Kvyat liderava sem problemas, Felix Rosenqvist e Alex Lynn foram pegos de surpresa após a primeira reinicialização. O sueco superou o britânico e levou o segundo lugar com segurança para casa. Como vencedor da corrida, Kvyat não marcou nenhum ponto, porque ele é um piloto convidado, sendo assim, Rosenqvist herdou os 25 pontos da vitória.

Jordan King, chegou em quarto lugar, seguido pelo italiano Raffaele Marciello, líder na classificação de pontos. Harry Tincknell, Lucas Auer, Nicholas Latifi, Tom Blomqvist e Sven Müller, completaram o top 10. O brasileiro Luis Felipe Derani, mais conhecido como 'Pipo Derani', terminou a primeira corrida em décimo nono. Abaixo comentários dos três primeiros colocados em Zandvoort:


Daniil Kvyat (Carlin)

“Depois de começar da pole position pela quinta vez, eu finalmente consegui a minha primeira vitória na Fórmula 3. Estou muito feliz com isso. Tenho trabalhado para melhorar as minhas largadas por um bom tempo e desta vez eu consegui ficar na frente e abrir vantagem. Eu só tinha que ter cuidado nas duas relargadas, pois a longa reta oferece muitas oportunidades para atacar”.

Felix Rosenqvist (Mücke Motorsport)

“Comecei a corrida com quatro pneus usados e, portanto, não esperava igualar o ritmo de Daniil. Na primeira relargada, eu tive uma boa saída da última curva e eu tentei atacar Alex. Felizmente, tudo deu certo, o que me deu a oportunidade de marcar mais pontos e reduzir a diferença para Raffaele na classificação de pilotos. Para as duas corridas restantes, esta tarde e amanhã, estou otimista. Eu tenho pneus novos e vou partir da pole position”.

Alex Lynn (Prema Powerteam)

“Meu início não foi o melhor, porque não havia praticamente nenhuma aderência na pista, devido as baixas temperaturas. No primeiro reinício, Felix conseguiu me ultrapassar, o que, evidentemente, foi uma pena do meu ponto de vista. Mas o terceiro lugar e os pontos do segundo também são bons para a batalha com Lucas Auer pelo terceiro lugar na classificação de pilotos”.

Fotos FIA F3 Euro Series - divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário