sábado, 1 de fevereiro de 2014

Toyota Motorsports preview 2014...


A Toyota Motor Corporation, anunciou em sua conferência anual de imprensa na última quinta-feira (30), em Odaiba - Tokyo, o programa de atividades voltadas para o esporte à motor. A montadora japonesa continuará competindo na categoria Super Fórmula, fornecendo um novo motor de 550 hp 2,0 litros turbo para 7 equipes, num total de 11 carros. Em 2014, a Super Fórmula fará a estreia do novo carro, o “SF14” que foi exaustivamente testado e concebido com o chassis Dallara, baseado no antigo HRT F1 de 2010, porém, mais leve e em testes bem mais rápido que o modelo anterior, o novo carro promete revolucionar a categoria.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, fez questão de ressaltar os feitos da montadora, que a cada ano aumenta seus investimentos em competições mundiais. As equipes apoiadas pela Toyota anunciaram seus pilotos para a temporada 2014 da SF. Equipe Kondo Racing, piloto: James Rossiter. Team LeMans, pilotos: Ryo Hirakawa e Loic Duval. KCMG, piloto: Yuichi Nakayama. Petronas Tom's, pilotos: Andre Lotterer e Kazuki Nakajima. Project Cerumo, pilotos: Hiroaki Ishiura e Yuji Kunimoto. Le Beaussent, piloto: Koki Saga e Team Impul, pilotos: Narain Karthikeyan e João Paulo de Oliveira.


A categoria “SF” terá o ex-piloto de Fórmula 1, o indiano Narain Karthikeyan, correndo ao lado do brasileiro João Paulo de Oliveira, campeão da categoria em 2010 pelo Team Impul, acredita-se que sua experiência adquirida na HRT, ajudará a equipe no desenvolvimento do novo carro com chassi Dallara. A Toyota também anunciou seus pilotos para a temporada 2014 da Super GT, categoria GT500, são eles: Yuji Kunimoto e Kazuya Oshima, pelo Lexus Team LeMans Eneos. Kohei Hirate, pelo Lexus Team Zent Cerumo. Hiroaki Ishiura, pelo Lexus Team Sard e Kazuki Nakajima, pela Petronas Tom's, o ex-piloto da F1, Nakajima, correrá em três competições em 2014, na Super GT, Super Fórmula e Mundial de Endurance da FIA (WEC).

No Mundial de Endurance da FIA (WEC), pilotando o Toyota TS040 Hybrid, foram anunciados seis pilotos: o austríaco Alex Wurz, o francês Nicolas Lapierre, o japonês Kazuki Nakajima, o britânico Anthony Davidson, o francês Stéphane Sarrazin e o suíço Sébastien Buemi. Como piloto reserva o cargo será ocupado por Mike Conway, já que alguns pilotos competem em outras categorias e poderá acontecer conflito entre as datas.


As especulações sobre o retorno da Toyota como fornecedora de motores ou com equipe própria da Fórmula 1, foi desmentida pelo presidente Akio Toyoda, ele disse que apesar de seu concorrente Honda voltar a categoria no próximo ano fornecendo motores para a McLaren, a Toyota não têm intensão de voltar. Com a Gazoo Racing, a Toyota terá três carros competindo nas 24 Horas de Nurburgring, com os pilotos: Takayuki Kinoshita, Hiroaki Ishiura e Kazuya Oshima formando o trio com o modelo Lexus LFA. Akira Iida, Juichi Wakisaka e Takuto Iguchi com o modelo LFA Code X. Masahiko Kageyama, Kumi Sato e Naoya Gamou com o Toyota 86.


Fotos: Toyota Motor Corporation - divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário